10 Surpreendentes Aplicações para o Efeito Estrelado com Fibras Óticas

Um dos mais conhecidos produtos da iluminação com fibra ótica é o efeito estrelado, uma simulação bastante realística das constelações. O que nem todo mundo sabe é que esta versátil solução pode ir muito além do tradicional efeito lúdico nos quartos infantis.

Neste artigo, mostraremos esta e outras formas criativas de uso desta técnica, com seus resultados verdadeiramente surpreendentes. Precisa de inspiração? Confira abaixo!

(clique nas fotos para ampliá-las)

1. Forros em quartos infantis: Não há criança (ou adulto) que resista. O conforto visual proporcionado no ambiente contribui para um sono tranquilo. A nuance de luz gerada também colabora para os pequenos que tem medo de dormir sozinhos ou no escuro.

2. Paredes: A sensação de parecer estar em espaço aberto é indescritível. Neste exemplo o efeito estrelado foi usado em painéis escuros de MDF. A aplicação realizada na parede foge do convencional (forro) e provoca o inusitado.

Parede

3. Home Theaters: Lembra dos “Cinemas Drive-In”, aqueles em que você estacionava o carro, e se tivesse a sorte de ter um conversível teria a Via Láctea sobre sua cabeça? Agora você pode criar um ambiente como estes diretamente no seu home residencial.

Home-Theater

4. Pisos: Quando a ideia é surpreender, um chão de estrelas pode ser a solução. O efeito pode ser aplicado em decks de madeira ou mesmo em pisos frios, sejam perfurados sejam com a fibra ótica passando em seu rejunte.

Deck-Estrelado

5. “Vaga-Lumes”: Sem limites para a criatividade, o efeito estrelado pode ser aplicado como neste exemplo, onde os níveis baixos de profundidade do espelho d’água não permitiam muitas outras possibilidades de luz. A iluminação lúdica que imita vaga-lumes pairando na superfície se apresentou como uma solução extremamente atrativa na entrada de lazer desta residência.

Vagalume

6. Fundo de Piscinas: Uma das últimas tendências de iluminação decorativa em áreas de lazer. O efeito estrelado no fundo de uma piscina cria a experiência única de mergulhos noturnos que se assemelham com um passeio flutuante pelo espaço.

Piscina efeito estrelado subaquático

7. Cubas e Lavatórios: Quer algo mais surpreendente do que abrir a torneira de um lavatório e de repente uma chuva de pequenas luzes surgir em sua frente? Os micro pontos do efeito estrelado, neste caso, acendem sequencialmente, inclusive passando por dentro da água. Quando apagados, os pontos são quase imperceptíveis. Clique aqui para ver um vídeo do efeito.

Pia de corian

8. Balcões: Um detalhe iluminado pode mudar completamente a percepção de um elemento normalmente coadjuvante na arquitetura de um espaço. O conceito da loja It’s Berry foi abusar desta percepção ao usar o efeito estrelado de fibras óticas de forma geométrica e requintada em um balcão de superfície sólida (Corian).

Balcão de corian

9. Tecidos: Sair do convencional e aplicar a fibra ótica estrelada em tecidos pode abrir muitas novas possibilidades de criações interessantes. Neste caso, o recurso foi usado para proporcionar um fundo de palco ao mesmo tempo cênico e acústico.

Cortina-Estrelada

10. Ambientes hospitalares, clínicos e terapêuticos: Aliar estética com funcionalidade através de uma contribuição ao conforto ambiental em locais normalmente de estresse. A isso se propõe a utilização do efeito estrelado nestes ambientes, humanizando-os. Estudos comprovam que usuários e pacientes ficam mais relaxados após a implantação desta tecnologia.

quarto-delivery

Para mais informações e exemplos, acesse este link.

Para baixar um prospecto eletrônico do efeito estrelado, clique aqui.