Fibra Ótica

A tecnologia da Fibra Ótica representa hoje um dos mais modernos sistemas de iluminação do mundo. A Fibra Ótica plástica é uma excelente condutora de luz, capturando-a de uma fonte de baixo consumo, com uma única lâmpada, e levando-a a outros inúmeros pontos. Neste processo, não há condução de energia elétrica ou térmica, tornando esta uma iluminação totalmente segura. Através de um dispositivo de colorização, é possível gerar movimentos e efeitos especiais, seja qual for o uso. Como resultado obtém-se uma iluminação de impacto, eficiente, dinâmica, que realmente atrai a atenção do observador, seja em aplicações arquiteturais, decorativas ou de comunicação visual.

COMO FUNCIONA

Basicamente, o processo de condução de luz pelos cabos de fibra ótica pode se dar de duas maneiras: pontual e perimetral.

Fibra ótica tipo Endlight (emissão de luz pontual): No sistema de condução pontual, a luz é levada de uma extremidade a outra, apresentando a menor perda possível neste percurso. Assim, com uma única fonte de iluminação, diversos pontos óticos podem ser iluminados.

Fibra ótica tipo Sidelight (emissão de luz lateral): Já no sistema de condução lateral, existe uma perda de luz controlada pela extensão da fibra, criando um efeito homogêneo e contínuo de iluminação ao longo da mesma, ideal para usos decorativos.

animacao-fasa-endlight-sidelight

Ambos os sistemas podem trabalhar com troca de cores e efeitos luminosos especiais.

DIFERENCIAIS

  • Eficiência Energética – Altos níveis de iluminação através de fontes de baixo consumo elétrico. Diversos pontos iluminados com apenas uma única lâmpada.
  • Segurança – Único sistema que não conduz energia elétrica até o ponto final, o que garante aplicações seguras contra choques até mesmo dentro d’água
  • Sem temperatura ou raios U.V. – Não transmitem infravermelho (calor) e ultravioleta, oferecendo iluminação de qualidade sem danificar os objetos expostos sensíveis a estes raios.
  • IRC – Permitem produzir uma iluminação fiel, com altos índices de reprodução de cores
  • Durabilidade – Extremamente duráveis, a manutenção do sistema é esporádica, ocorre distante do ponto final e é bastante resumida (basicamente troca de uma única lâmpada).
  • Efeitos – Inúmeras são as possibilidades, tais como simples troca de cores, até simulações de céu estrelado, faíscas, intermitência, ondulações, etc.
  • Ecoeficiência/ Ecodesign – Por seu baixo consumo elétrico e pelos processos de produção com baixo residual totalmente reciclável, são produtos considerados ecologicamente corretos.
  • Diversidade de Usos – A possibilidade de utilização do material de formas diferenciadas e criativas é infinita, limitada apenas pela imaginação.