Lançamento – Luminária Optopus

Peça iluminada com fibra ótica é fruto de parceria promissora

Com o intuito de criar peças diferenciadas no segmento de iluminação, a FASA Fibra Ótica e a Luminárias Projeto se uniram em prol da construção de conceitos surpreendentes e inusitados. A “Optopus” é o primeiro fruto desta parceria, e já se encontra disponibilizada para o mercado através dos revendedores autorizados da FASA, bem como na própria loja da Luminárias Projeto.
A luminária, desenhada por Vitor Ferrari, é formada por um conjunto de sete braços articuláveis que recebem, em cada um deles, 11 fios de fibras óticas de apenas 1,5 mm de diâmetro. Uma fonte LED de alto fluxo fica posicionada em uma base central, responsável por alimentar o conjunto ótico para proporcionar tanto um efeito decorativo (luz visível no percurso da fibra), como uma iluminação funcional, decorrente da luz transportada para a extremidade das mesmas.
Um dos aspectos mais interessantes da Optopus é o recurso de interação com a luz, uma vez que é possível movimentar seus braços em infinitas combinações de posição, de forma a direcionar o foco de acordo com o interesse do usuário, adequando-se perfeitamente em ambientes como salas de jantar, por exemplo.
Para manter uma boa relação de peso e durabilidade, a estrutura da luminária é uma composição de alumínio repuxado, aço e latão, e está apresentada em 4 diferentes cores de acabamento, sendo preto, branco (ambos nas versões fosco ou brilhante), cobre ou bronze.
Maiores informações e fotos podem ser visualizadas no site da FASA, onde também é possível encontrar um vídeo demonstrativo.