FASA FIBRA ÓTICA PRESENTE NAS VITRINES DE MUSEU NO CHILE.

Reinaugurado no dia 07/05/2021, o Museu Arqueológico La Serena voltou a abrir suas portas depois de 5 anos, período em que houve a revitalização de suas instalações prediais – incluindo um novo projeto de iluminação, que contemplou o uso da fibra ótica em algumas de suas vitrines.

A reforma incorporou uma nova museografia para atender as mais de 1500 peças de seu acervo. O projeto luminotécnico, realizado pelo escritório LLD Limarí, assinado pelo Lighting Designer Pascal Chautard, previu soluções integradas. Entre elas o uso do sistema FOCUS LIGHT com fibras óticas da FASA, em vitrines que necessitavam de iluminação de destaque, com focos variáveis, dando assim a possibilidade de ajustar a iluminação a cada peça.

O sistema Focus Light da FASA foi desenvolvido justamente para utilizações em vitrines de museus e joalherias e tem como características principais o design minimalista e a possibilidade de ajuste de ângulo de abertura dos fachos, mesmo após instalado. Os terminais permitem ainda o acoplamento de acessórios, como o “barndor” (peça que permite um recorte da luz excedente ou a colocação de filtros de correção de cores). A linha Focus Light foi premiada pela Abilux (Associação Brasileira das Indústrias de Iluminação).

O projeto do Museu de La Serena foi destaque na edição 110 da Revista Lume Arquitetura, com reportagem completa que pode ser visualizada no link abaixo:


Museu Arqueológico de La Serena – La Serena/Chile
Projeto de Iluminação: Pascal Chautard / Limarí Lighting Design
Fibras Óticas: FASA
Colaboradores do Projeto de Iluminação: Felipe Grandón, Carolina Roese, Fabiola Martinez, Enrique Trejo, Raúl Osses, Felipe Osses / Limarí Lighting Design
Roteiro e Produção: Subdirección Nacional de Museos
Projeto de Arquitetura: Teodoro Fernández
Museografia: Felipe Ovalle e equipe/ENCAJE
Desenho gráfico: Josefina Bunster e equipe/DEO
Fotos: Aryeh Kornfeld / Pascal Chautard

Deixe um comentário