A Fibra Ótica plástica pode ser emendada?
Ao contrário das fibras óticas usadas em telecomunicações e transmissão de dados, não é recomendado realizar emendas nas fibras óticas plásticas de iluminação, pois aqui, mais importante do que apenas transmitir um sinal luminoso pelo equipamento, é levar esse sinal com luz de qualidade. As emendas prejudicam esse processo, representando perdas. Entretanto, o material é extremamente durável, estimado em pelo menos 20 anos ao tempo.
Porque é necessário o envio de projeto para orçamento?
A maior parte das aplicações com fibras óticas é feita de forma customizada, elaborada sob medida para cada projeto. Pense em piscinas, por exemplo, uma das mais perfeitas aplicações para esta tecnologia. Mesmo se compararmos duas piscinas com exatamente a mesma dimensão, sempre haverá peculiaridades em cada uma delas, como cor de revestimento e localização da casa de máquinas – que é fundamental para o cálculo do comprimento dos cabos. Por esta razão, sempre recomenda-se que o projeto seja enviado, garantindo assim os melhores resultados luminotécnicos.
Por que muitos lighting designers preferem colocar Fibra Ótica para iluminar piscinas?
Porque sem dúvida é a melhor tecnologia nesse sentido. Ao usar a fibra ótica como solução para iluminação subaquática, elimina-se completamente a manutenção no tanque estrutural (que é feita apenas esporadicamente na casa de máquinas ou no local onde estiver a fonte de iluminação). Também não haverá condução de energia elétrica para a água, tornando a instalação completamente segura. E ainda temos uma estética refinada, não apenas pelos spots compactos (apenas 4,5 cm de diâmetro) ou pela ausência de caixas de passagem no deck, mas também pelos maravilhosos efeitos que se pode criar, seja no sistema pontual, seja no perimetral ou ainda nos encantadores fundos estrelados.